quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Como fazer sabonete do zero / processo a frio/....

Para fazer sabonete "do zero", vai precisar de algum "equipamento" e ingredientes, sem os quais este processo é impossível. O espaço onde você vai cozinhar o sabão deve ser bem ventilado, todas as superfícies, utensílios, instrumentos, colheres de medição devem estar limpos. Os utensílios que são usados para fazer sabão, não devem ser usados para cozinhar. A Soda Caustica deve ser armazenada num pote hermeticamente fechado num saco plástico, numa prateleira separada, longe de crianças e animais domésticos.
Se você não tem a protecção e as adaptações necessárias, por favor, leia com atenção a segurança master-class, compre tudo o que precise, e só então prossiga. Fazer Sabão envolve o trabalho com uma substância cáustica - alcalina, a saúde e segurança dos seus entes queridos depende da sua abordagem do processo de forma responsável.
Preparação do processo de sabão a frio geralmente demora entre uma hora e hora e meia. Vamos começar.

Equipamento:

1. Oleado na mesa e no chão ao redor de uma mesa sobre a qual detém todos (se o piso de linóleo, você não pode colocar no chão oleado). eu normalmente não uso nada no chão

2. Balança eletronica com uma precisão entre um grama, 0,1 grama e 0,01 grama de peso, para pesagem dos ingredientes. Se cozinhar menos de 0,5 kg de sabão, as medidas dos Ingredientes tem de ser exactas e sem desvios.

3. Copo grande de vidro/plastico resistente ao calor, com paredes espessas. Um recipiente para pesar soda caustica (copo laboratório de plástico, se não, então você pode usar descartáveis recipientes plásticos que são descartados após o uso), colher de porcelana ou de aço inoxidável utilizada para transportar a soda caustica para o recipiente e para mexer a solução. 

4. Panela com tampa (pode ser de vidro, aço inoxidável ou ceramica). 

5. Termometro, eletronico ou nao, recomendado para temperaturas elevadas

6.  Liquidificador (para fazer apenas sabão, nao pode usar para cozinhar). 

7. Agora! Luvas de látex, máscara, chapéu na cabeça (uma bandana ou lenço) e óculos de protecção. Também é desejável que coloque um roupão ou roupa que, pode ser facilmente e rapidamente removida em caso de emergência (se você de repente entornou soda cáustica). 

8. Vinagre ou solução de ácido cítrico, caso a soda caustica atinja a pele (um must!) 

9. Colher para mexer a massa de sabão (nao pode usar para cozinhar)

10. Toalhas de papel. 



11. Moldes para sabonetes de silicone ou madeira, frascos de coalhada ou iogurte, formas crianças para brincar na areia, pacotes de sumo, etc 

12. Pelicula
Agora sobre os ingredientes...

INGREDIENTES:
1. Diferentes Óleos vegetais (Alguns pode comprar aqui). Se você não e contra o uso de gorduras animais, eles são óptimos para fazer sabonete, como faziam no passado.

2. Soda Cáustica (hidróxido de sódio (NaOH), hidróxido de potássio (KOH) - líquido).

3. Aromas cosméticos e culinarios, óleos essenciais e ervas para dar ao sabonete cheiro e propriedades adicionais. 
4. Argila (preta, azul, verde, branca, vermelha, amarela)-para colorir o sabonete e adicionar a propriedade, de esfoliação.O efeito de peeling no sabonete também pode ser proporcionado por planta moída, sementes de damasco ou uva, farinha de grão de bico,café moído muito fino…
5. Cera de abelha ou vegetal - que dá dureza extra. 

6. Água - eu uso ou destilada, ou água mineral sem gas. Água pode ser substituída por leite (de coco, cabra, vaca, soja, aveia, entre outros), ou hidrolatos, sumos naturais, etc - escolha este ingrediente de acordo com a cor que quer obter no sabonete. Não se esqueça das especificaçoes de cada ingrediente (por exemplo o leite tem de ser congelado).

7.Pigmentos - pigmentos cosméticos ou clorofila, spirulina, pós, extratos da casca da castanha, peles de uva preta, casca de laranja ou limão, Campeche, açúcar,  especiarias, corantes, CO2, argila, sumo de salsa ou urtigas, oleo de buckthorn mar, etc.  

Cada óleo tem propriedades próprias apenas para sabonete. Alguns óleos fazem o sabonete duro, outros em grandes quantidades torná-lo macio como o barro. 

Por exemplo, o Óleo de coco não só torna o sabão duro,mas também promove a formação de espuma fofa com grandes bolhas. A espuma devido ao óleo de rícino é muito macia e densa  (o óleo de rícino e o elemento estabilizador da espuma), azeite quase não faz espuma (se cozinhar apenas com azeite), mas misturando com outros óleos o resultado e uma espuma sedosa e pequena. A  manteiga de Karité vai dar ao sabonete propriedades “magicas”.

Azeite, na minha opinião, a melhor opção e o Virgem Extra.


Cada óleo tem seu próprio coeficiente de saponificação (SAP), logo você precisa calcular cuidadosamente a quantidade necessária de alcalinos e líquidos. Cera também tem de ser contada. Pode ser calculada como antes, à mão, usando a fórmula, mas você pode usar uma Calculadora de saponificação para fazer os cálculos com rapidez e facilidade. Normalmente eu uso este, http://www.soapcalc.net/calc/SoapCalcWP.asp . 
   Há também uma noção de "superfat" (superfat (SF) em calculadoras britânico). Este é o percentual de gorduras que não reagem com a soda caustica. Sabonete a processo frio a "superfat" o cálculo e imediato, processo a quente é calculado separadamente, sobre o peso total de óleos(a "superfat" e acrescentada após o sabonete estar feito). Normalmente a "superfat" e entre 7% e 10%. Em alguns casos acrescento 15% quando preciso de sabonete para a pele muito seca e sensível.
Sobre como trabalhar com calculadora de soda caustica irei detalhar mais adiante.
    Vamos começar com o sabão que é feito de 100% de azeite, é chamado de "Castilhe", nome do lugar de onde vem a nossa receita.
    Eu aconselho a primeira vez para fazer sabão com 500 gramas de óleos, não tenha medo, pois não vai estragar. 
    Esta receita contem 10% de "superfat".

Azeite extra virgem - 500 gramas
Água destilada - 165 g 
(Em vez de água pode fazer um caldo concentrado de limão e camomila, passe-o por um passador fino, e meça 165 g que e, a quantidade certa para congelar ... ou seja, verifique que derrama soda cáustica no gelo e que esta se dissolve na solução). 
Soda cáustica - 61 g

Então, tudo está pronto, o óleo escolhido, soda caustica e água calculadas, podemos começar. Lembre-se da segurança - para trabalhar com soda caustica use uma mascara respiradora (por exemplo, as descartáveis), luvas de borracha e óculos de protecção! 




1. Medir a água num copo, onde a seguir ira diluir a soda caustica (se for cha, sumo, leite ou outro solucao, nao se esqueça de congelar antes de juntar com a soda caustica) 
2. Medir a soda cáustica. 
Na pesagem escolher um recipiente com excesso de capacidade para pesar a soda caustica desejada, retirar a soda caustica com uma colher e delicadamente despeje dentro do recipiente. NÃO derrame soda por cima do balcão! Não se incline sobre o recipiente para observar a solução. Se por alguma razão tiver tido contacto directo com a soda caustica na pele, lave com vinagre, e então, com abundância de água. 
Nao se esqueça, SEGURANCA EM PRIMEIRO LUGAR!!!!!
3. Faça a solução.
O recipiente com agua e melhor colocar no lavatorio, e, lentamente, mexendo sempre solução, adicionar a soda cáustica. 
IMPORTANTE: A soda caustica é derramada na água, e não vice-versa! 
Não se incline sobre o recipiente para observar. Se por alguma razão tiver tido contacto directo com a solucao na pele, lave com vinagre, e então, com abundância de água 
No Lavatorio você pode deixar correr água fria para a solução resfriar.
 Como saber se a solução esta pronta? Tem de ser transparente.
Se a solução permaneceu com partículas não dissolvidas (isso acontece com soda cáustica), coe a num passador fino. Não use filtros de alumínio  - soda cáustica reage com a alumínio!
Nenhum instrumento de alumínio, incluindo - papel de alumínio, assadeiras, etc, pode ser utilizado na preparação de sabonete.
  Depois da soda cáustica estar misturada pode por o recipiente com a solução em água fria para diminuir a temperatura (como exemplificado na foto) e agora
  
4. Meça o óleo (mas se na receita tiver manteigas e óleos, primeiro tem de derreter as manteigas em banho maria e só depois juntar os óleos) e mexa.

5.  Medir a temperatura do óleo e solução de alcalina, temperatura ideal entre 30 ºC e 

60 ºC graus, mas a diferença entre ambas não poderá ser mais de 5 graus. Quando a temperatura dos óleos e de solução atingem os valores desejados,

6. a solução é derramada no óleo, e, deve se mexer constantemente. A maneira mais conveniente de fazê-lo, e utilizando liquidificador desligado ou com uma colher. Não se esqueca de por o copo onde tinha a solução, novamente, no lavatorio.
 Depois de misturar a solução com o óleo, a massa do Sabonete, começa a ficar turva.
7. Continue a mexer com liquidificador desligado ou uma colher.

Quando a massa do sabonete fica homogenea ligue o liquidificador. É necessário fazer uma pausa, enquanto mexe, para não superaquecer o liquidificador e não perca o momento em que a massa estará pronta. O processo pode demorar de 5 a 15 minutos (ou mais), dependendo do tamanho e composição do sabonete.

Aos poucos, a massa começa a engrossar.


8. Continuamos a mexer...

9. Quando a massa de sabonete começar a ficar com uma cor mais "branquinha" e com um "traço" significa que o sabonete já está quase pronto e podemos colocar os aromas, corantes e/ou ingredientes secos (pó das plantas, argilas, puré das frutas, etc), depois precisamos de misturar bem.

10. Já podemos por a massa do sabonete dentro da/s forma/s, coberta/s com pelicula, e colocar o sabonete num local quente ou cobrir com uma toalha velha. O Sabonete tem de passar o estado GEL e

 O Sabonete tem de passar o estado "GEL" e

11. quando ficar totalmente arrefecido, temos de o retirar da forma, e, portanto já o podemos cortar.

Se tem algumas perguntas.. diga-me!;)




54 comentários:

  1. Parabéns pelo blog tem artigos muito interessantes!
    podes-me dizer onde posso encontrar oleos essenciais para venda? E quais as quantidades a utilizar.

    Cumprimentos,
    r4faelsimoes@gmail.com
    Rafael Simões

    ResponderEliminar
  2. Adorei o seu blog!
    Fiquei com imensa vontade de experimentar fazer um sabão :D
    Onde posso comprar por exemplo a manteiga de karité, e outros oleos e manteigas do Brasil e Africa?

    Cumpimentos e sucesso para o futuro do blog!
    Tiago

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio e interesse no blog.

      Quer comprar os óleos, aqui, em Portugal?

      Eliminar
    2. Olá, não é necessário ser em Portugal, o ideal seria o sitio mais barato mesmo que vendesse em "sacos" de 1kg ou mais. Estou farto de procurar online e ainda não encontrei aquelas "manteigas" vegetais como karité, coco, abacate... será que me pode indicar 2 ou 3 fornecedores.

      Abraço e continuação de sucesso!
      Tiago

      Eliminar
    3. Olá Tiago,
      Em Portugal é realmente muito difícil. No entanto existem algumas boas lojas online, das quais destaco as seguintes:

      http://www.thesoapkitchen.co.uk/ e,
      http://www.jabonariumshop.com/

      Espero ter ajudado.

      Marina

      Eliminar
    4. Olá a todos e antes de mais parabéns pelo blog. Estou em processo de iniciar a minha atividade de saboaria e posso ajudar nesta questão. Para compra de material (há de tudo que precisa) existe uma empresa espanhola que vende material de excelente qualidade. A empresa chama-se gran velada. Procure esse nome e o que precise.

      Eliminar
  3. Ola Marina. Pode me indicar onde se pode legalisar em Portugal para a fabricacao de sabonete artesanal. Sou fabricante em Inglaterra e tenho interesse de voltar para Portugal mas nao descubro nada online com informacao sobre o mesmo. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola!... pode ver aqui... http://www.infarmed.pt/portal/page/portal/INFARMED/LEGISLACAO/LEGISLACAO_FARMACEUTICA_COMPILADA/TITULO_V/TITULO_V_CAPITULO_I
      http://www.ppart.gov.pt/ ....
      mas não sei, se vale a pena))) Aqui é muito complicado..

      Eliminar
  4. Olá Marina, muito legal suas dicas, e estou muito interessado nessa tecnica a frio. Quando vai postar novamente a continuação ?

    Grato.
    Leo

    ResponderEliminar
  5. Olá Marina.Chamo-me Rita e gostaria de saber se é possível entrar em contacto consigo, pessoalmente.
    Queria esclarecer determinadas situações.
    Sou também de lisboa. O meu email é:rfabel@gmail.com
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Rita,

      sim, o meu e-mail info@izicraft.com

      Cumprimentos

      Marina Wilson

      Eliminar
  6. Ola Mariana,
    Que bom que encontrei um blog sobre sabao em portugues! Eu estou-me agora a preparar para fazer o meu proprio sabao pela primeira vez e tenho uma duvida que espero me possa esclarecer.
    Depois de muita pesquisa verifiquei que algumas pessoas usam alcool depois de porem o sabao na forma. A questao e' que o alcool usado e o de 91%, estando eu a viver em Inglaterra o unico alcool que tenho acesso e' nas lojas portuguesas e e' o de 96%, em Inglaterra nao se vende alcool etilico... Enfim, a minha pergunta e' se posso usar o alcool de 96% ou se e' melhor nao usar alcool de todo e nesse caso quais sao as consequencias?
    Obrigada,
    Denise

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Denise,

      Olha, eu não faço sabonetes de Glicerina... mas como eu sei a técnica, sim, claro que pode usar alcool de 96% ou de 72%...

      Espero ter ajudado

      Marina Wilson

      Eliminar
  7. Ola !
    Aqui no brasil , é dificil encontra receitas como essa acima... A maioria leva lauril e outro produtos q eu ñ gostaria de usar...queria algo mais natural, e gostei da sua receita e da maneira detalhada como vc explica como fazer.
    gostaria de saber se vc pode fornecer mais receitas... adorei seu blog e gostaria de me aprofundar mais no assunto...
    Vc sta de parabéns...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola!

      Sim, vou publicar mais receitas!! Brevemente!!

      Bjns

      Marina Wilson

      Eliminar
  8. Olá Marina,
    Tenho uma dúvida,e talvez você possa me ajudar.
    Se o óleo de côco por exemplo,endurece e promove espuma no sabão,pra que exatamente serve a soda?
    Há alguma maneira de fazer sabonete sem a soda?
    Obrigado pela atenção
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  9. Olá, já faz muito tempo que fez este post, mas não consegui perceber como se usa o programa de calculo, será que podia explicar. Não entendi como calcular a quantidade de soda caustica. Se poder ajudar agradeço.

    ResponderEliminar
  10. Olá, já faz muito tempo que fez este post, mas não consegui perceber como se usa o programa de calculo, será que podia explicar. Não entendi como calcular a quantidade de soda caustica. Se poder ajudar agradeço.

    ResponderEliminar
  11. Olá!Se vc fizesse uma calculadora, iria ajudar muita gente,não consigo entender as calculadoras,acho muito complicado,queria algo mais simples.Que significa superfat?Agradeço.

    ResponderEliminar
  12. Oi a todos
    Muito, muito, boa a explicação ,Parabéns Marina !
    Sö Natural ,eu nao uso nenhuma calculadora online ,prefiro uma tabela manual ,para mim é a melhor e mais fácil .
    qualquer coisa pode me escrever
    pmcvaldes@gmail.com

    ResponderEliminar
  13. Cuidado, esse cold process não é a oitava maravilha do mundo não, pensem que o Hidróxido de Sódio é na verdade Sóda Cáustica... Será que "some" mesmo? É usada para fazer sabão, e no caso a soda dissolve a gordura animal, então, vejam se tem coragem de usar isso em sua família e em seus filhos... Sou artesã e jamais usaria uma coisa destas na minha família, uma vez fui tentar fazer sabão e por causa desta soda cáustica quase parei no hospital, passei mal e tive que sair de casa e ficar um tempo fora para respirar, foi então que comecei a fazer sabão com óleo usado... Soda nunca mais, Deus me livre... Tá que uma coisa horrível desta agora vira anjinho e some... É por isso que trabalho com sabonetes com base glicerinada vegetal e não uso produtos que venham de animais, nem lanolina não uso... Fica a dica...

    ResponderEliminar
  14. Cuidado, esse cold process não é a oitava maravilha do mundo não, pensem que o Hidróxido de Sódio é na verdade Sóda Cáustica... Será que "some" mesmo? É usada para fazer sabão, e no caso a soda dissolve a gordura animal, então, vejam se tem coragem de usar isso em sua família e em seus filhos... Sou artesã e jamais usaria uma coisa destas na minha família, uma vez fui tentar fazer sabão e por causa desta soda cáustica quase parei no hospital, passei mal e tive que sair de casa e ficar um tempo fora para respirar, foi então que comecei a fazer sabão com óleo usado... Soda nunca mais, Deus me livre... Tá que uma coisa horrível desta agora vira anjinho e some... É por isso que trabalho com sabonetes com base glicerinada vegetal e não uso produtos que venham de animais, nem lanolina não uso... Fica a dica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andréa, a base glicerinada também é feita com soda cáustica. Sem soda, sem sabão!

      Eliminar
    2. Andreia pesquise melhor, TODO SABONETE/SABÃO vai soda. Todo! Sem exceção! Estude ;) Orientação errada aos seus clientes é até crime, cuidado! Soda é eliminada e neutralizada SIM, alguns componentes são mantidos após a saponificação. Pesquise melhor, paz ;)

      Eliminar
    3. Olá. Nas aulas de quimica aprendemos que a glicerina é feita com: Oleo, agua e ácido. Esse ácido é a soda caustica. Não há sabonete sem a soda. Esse ácido passa com a reação quimica na receita. Há pessoas que ao fazer deixam o sabão endurecer durante 4 semanas para a soda seja toda eliminada. certo?

      Beijinhos

      Eliminar
  15. Olá Marina, agradeço a sua gentileza em compartilhar conosco sua habilidade na preparação de sabonetes a frio, mas apenas fiquei com uma dúvida. Em relação a quantidade dos óleos essenciais e aditivos, ou seja, manteigas, argilas,ervas e afins. Agradeço a sua atenção. Um grande abraço, Aída

    ResponderEliminar
  16. Adorei a receita, segui e funcionou direitinho logo logo vou mostrar as fotos no meu site. http://www.mundialdesign.com

    ResponderEliminar
  17. Olá Marina, esta sua receita é a que faço já há 2 3 anos, é uma receita perfeita e dá sempre Ph neutro ou seja, 7
    Estou contente com ela, dou-lhe os parabéns e o meu muito obrigada por a partilhar.
    https://www.facebook.com/sabaodaeugenia/
    http://hoticasa.blogspot.pt/2013/12/presentes-para-oferecer-no-natal.html
    Mais uma vez obrigada, beijinho, Eugénia

    ResponderEliminar
  18. Marina, obrigada por esse blog maravilhoso! Sou do Brasil e ninguém aqui detalhou tão bem como você.
    Tenho uma dúvida: Posso utilizar os óleos frios? Ou preciso necessariamente aquece-los?

    ResponderEliminar
  19. Boa noite, Marina. Moro no interior do Pará e gostaria de saber se posso usar o azeite de andiroba nessa receita...
    Muito grata!

    ResponderEliminar
  20. Olá, pode me enviar receitas de barra de sabonetes, fáceis e de boa qualidade.🌹, rosangemdr@hotmail.com

    ResponderEliminar
  21. Gostaria muito de fazer sem utilizar soda cáustica!!?😬😚🙏💋 Me ensina?

    ResponderEliminar
  22. Olá Marina eu tenho uma paixão em fazer sabonete ou sabão, ajude me a a encontrar os ingredientes, quero me dedicar a fazer sabonete, pode me ajudar? Meu nome Telma meu e-mail telmanadine@hotmail.com

    ResponderEliminar
  23. Pode me responder? E dar me uma ajuda?? Pois nunca fiz.....e onde comprar as coisas?

    ResponderEliminar
  24. Olá Marina :) Muito obrigada por usar do seu tempo para compartilhar seus conhecimentos connosco :)
    Só tive uma dúvida, em relação a quantidade de "produtos secos". Qual é a média utilizada de aromas, corantes e ingredientes secos baseados nas medidas da receita dada acima?
    Obrigada mais uma vez e até logo :)

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  26. Olá Marina.
    Tudo Bem?
    Gostaria de fazer algumas perguntas: Posso trocar o azeite por outro tipo de óleo? Posso adicional óleo essenciais ou somente vegetal?
    Você indica alguma marca de termômetro?

    ResponderEliminar
  27. Thiago Mascarenhas, você mora em São Paulo capital?
    Pq compro tudo aqui mas vendem por internet se quiser te indico

    ResponderEliminar
  28. Olá, Marina, Tudo bem? Sou distribuidora de óleo de Palmiste, portanto, o tenho em abundância. Você poderia me fornecer uma receita de sabonetes a frio e quente usando apenas o Palmiste como óleo? tenho medo de errar na quantidade de ingredientes.

    ResponderEliminar
  29. Olá, tudo bem? Aprenda tudo sobre sabonetes artesanais.
    Fature de mil a 8mil por mês com fabricação de sabonetes artesanais.
    Acesse este link e aproveite - http://bit.ly/2N0TmsE

    ResponderEliminar
  30. Aprenda a fazer sabonetes artesanais e conquiste uma renda extra que pode variar de R$ 2400 a R$ 8000 por mês, trabalhando em casa.
    http://bit.ly/cursosabonetekit

    ResponderEliminar
  31. Faça sua própria renda fabricando e aprendendo vender sabonetes artesanais. Pessoas estão ganhando 2.000 a 9.000 com o passo a passo. Clique aqui para começar a ganhar também http://bit.ly/ganharcomsabonetes

    ResponderEliminar
  32. Oi,eu me chamo Chandler Ualidi,
    vim trazer um grande material pra você aprender a fazer
    SABONETES ARTESANAIS e ter a sua própria renda estra bem rápido
    e super lucrativo, E FEITO EM CASA, totalmente vÁlIdo.
    Confira no nosso site http://bit.ly/sabonetesartesanaisprofissionais
    Contato: chandler.ualidi@gmail.com5

    ResponderEliminar
  33. Bom dia quer aprender a fazer sabonetes artesanais?
    Acesse o link aproveite; http://mon.net.br/mymc1

    :)

    ResponderEliminar
  34. Boa tarde!

    Aprenda a fazer sabonetes artesanais !!!
    Acesse este link para aprender e aproveitar o conteudo: http://bit.ly/artesanaisaprendaafazersabonetes

    :)

    ResponderEliminar
  35. O hidrolato também deve ser congelado para fazer a lixivia? A soda não vai destruir as propriedades dele?

    ResponderEliminar
  36. Marina pode me explicar oq é lixivia, por favor

    ResponderEliminar