quarta-feira, 7 de Setembro de 2011

Como fazer sabonete do zero / processo a frio/....

Para fazer sabonete "do zero", vai precisar de algum "equipamento" e ingredientes, sem os quais este processo é impossível. O espaço onde você vai cozinhar o sabão deve ser bem ventilado, todas as superfícies, utensílios, instrumentos, colheres de medição devem estar limpos. Os utensílios que são usados para fazer sabão, não devem ser usados para cozinhar. A Soda Caustica deve ser armazenada num pote hermeticamente fechado num saco plástico, numa prateleira separada, longe de crianças e animais domésticos.
Se você não tem a protecção e as adaptações necessárias, por favor, leia com atenção a segurança master-class, compre tudo o que precise, e só então prossiga. Fazer Sabão envolve o trabalho com uma substância cáustica - alcalina, a saúde e segurança dos seus entes queridos depende da sua abordagem do processo de forma responsável.
Preparação do processo de sabão a frio geralmente demora entre uma hora e hora e meia. Vamos começar.

Equipamento:

1. Oleado na mesa e no chão ao redor de uma mesa sobre a qual detém todos (se o piso de linóleo, você não pode colocar no chão oleado). eu normalmente não uso nada no chão

2. Balança eletronica com uma precisão entre um grama, 0,1 grama e 0,01 grama de peso, para pesagem dos ingredientes. Se cozinhar menos de 0,5 kg de sabão, as medidas dos Ingredientes tem de ser exactas e sem desvios.

3. Copo grande de vidro/plastico resistente ao calor, com paredes espessas. Um recipiente para pesar soda caustica (copo laboratório de plástico, se não, então você pode usar descartáveis recipientes plásticos que são descartados após o uso), colher de porcelana ou de aço inoxidável utilizada para transportar a soda caustica para o recipiente e para mexer a solução. 

4. Panela com tampa (pode ser de vidro, aço inoxidável ou ceramica). 

5. Termometro, eletronico ou nao, recomendado para temperaturas elevadas

6.  Liquidificador (para fazer apenas sabão, nao pode usar para cozinhar). 

7. Agora! Luvas de látex, máscara, chapéu na cabeça (uma bandana ou lenço) e óculos de protecção. Também é desejável que coloque um roupão ou roupa que, pode ser facilmente e rapidamente removida em caso de emergência (se você de repente entornou soda cáustica). 

8. Vinagre ou solução de ácido cítrico, caso a soda caustica atinja a pele (um must!) 

9. Colher para mexer a massa de sabão (nao pode usar para cozinhar)

10. Toalhas de papel. 



11. Moldes para sabonetes de silicone ou madeira, frascos de coalhada ou iogurte, formas crianças para brincar na areia, pacotes de sumo, etc 

12. Pelicula
Agora sobre os ingredientes...

INGREDIENTES:
1. Diferentes Óleos vegetais (Alguns pode comprar aqui). Se você não e contra o uso de gorduras animais, eles são óptimos para fazer sabonete, como faziam no passado.

2. Soda Cáustica (hidróxido de sódio (NaOH), hidróxido de potássio (KOH) - líquido).

3. Aromas cosméticos e culinarios, óleos essenciais e ervas para dar ao sabonete cheiro e propriedades adicionais. 
4. Argila (preta, azul, verde, branca, vermelha, amarela)-para colorir o sabonete e adicionar a propriedade, de esfoliação.O efeito de peeling no sabonete também pode ser proporcionado por planta moída, sementes de damasco ou uva, farinha de grão de bico,café moído muito fino…
5. Cera de abelha ou vegetal - que dá dureza extra. 

6. Água - eu uso ou destilada, ou água mineral sem gas. Água pode ser substituída por leite (de coco, cabra, vaca, soja, aveia, entre outros), ou hidrolatos, sumos naturais, etc - escolha este ingrediente de acordo com a cor que quer obter no sabonete. Não se esqueça das especificaçoes de cada ingrediente (por exemplo o leite tem de ser congelado).

7.Pigmentos - pigmentos cosméticos ou clorofila, spirulina, pós, extratos da casca da castanha, peles de uva preta, casca de laranja ou limão, Campeche, açúcar,  especiarias, corantes, CO2, argila, sumo de salsa ou urtigas, oleo de buckthorn mar, etc.  

Cada óleo tem propriedades próprias apenas para sabonete. Alguns óleos fazem o sabonete duro, outros em grandes quantidades torná-lo macio como o barro. 

Por exemplo, o Óleo de coco não só torna o sabão duro,mas também promove a formação de espuma fofa com grandes bolhas. A espuma devido ao óleo de rícino é muito macia e densa  (o óleo de rícino e o elemento estabilizador da espuma), azeite quase não faz espuma (se cozinhar apenas com azeite), mas misturando com outros óleos o resultado e uma espuma sedosa e pequena. A  manteiga de Karité vai dar ao sabonete propriedades “magicas”.

Azeite, na minha opinião, a melhor opção e o Virgem Extra.


Cada óleo tem seu próprio coeficiente de saponificação (SAP), logo você precisa calcular cuidadosamente a quantidade necessária de alcalinos e líquidos. Cera também tem de ser contada. Pode ser calculada como antes, à mão, usando a fórmula, mas você pode usar uma Calculadora de saponificação para fazer os cálculos com rapidez e facilidade. Normalmente eu uso este, http://www.soapcalc.net/calc/SoapCalcWP.asp . 
   Há também uma noção de "superfat" (superfat (SF) em calculadoras britânico). Este é o percentual de gorduras que não reagem com a soda caustica. Sabonete a processo frio a "superfat" o cálculo e imediato, processo a quente é calculado separadamente, sobre o peso total de óleos(a "superfat" e acrescentada após o sabonete estar feito). Normalmente a "superfat" e entre 7% e 10%. Em alguns casos acrescento 15% quando preciso de sabonete para a pele muito seca e sensível.
Sobre como trabalhar com calculadora de soda caustica irei detalhar mais adiante.
    Vamos começar com o sabão que é feito de 100% de azeite, é chamado de "Castilhe", nome do lugar de onde vem a nossa receita.
    Eu aconselho a primeira vez para fazer sabão com 500 gramas de óleos, não tenha medo, pois não vai estragar. 
    Esta receita contem 10% de "superfat".

Azeite extra virgem - 500 gramas
Água destilada - 165 g 
(Em vez de água pode fazer um caldo concentrado de limão e camomila, passe-o por um passador fino, e meça 165 g que e, a quantidade certa para congelar ... ou seja, verifique que derrama soda cáustica no gelo e que esta se dissolve na solução). 
Soda cáustica - 61 g

Então, tudo está pronto, o óleo escolhido, soda caustica e água calculadas, podemos começar. Lembre-se da segurança - para trabalhar com soda caustica use uma mascara respiradora (por exemplo, as descartáveis), luvas de borracha e óculos de protecção! 




1. Medir a água num copo, onde a seguir ira diluir a soda caustica (se for cha, sumo, leite ou outro solucao, nao se esqueça de congelar antes de juntar com a soda caustica) 
2. Medir a soda cáustica. 
Na pesagem escolher um recipiente com excesso de capacidade para pesar a soda caustica desejada, retirar a soda caustica com uma colher e delicadamente despeje dentro do recipiente. NÃO derrame soda por cima do balcão! Não se incline sobre o recipiente para observar a solução. Se por alguma razão tiver tido contacto directo com a soda caustica na pele, lave com vinagre, e então, com abundância de água. 
Nao se esqueça, SEGURANCA EM PRIMEIRO LUGAR!!!!!
3. Faça a solução.
O recipiente com agua e melhor colocar no lavatorio, e, lentamente, mexendo sempre solução, adicionar a soda cáustica. 
IMPORTANTE: A soda caustica é derramada na água, e não vice-versa! 
Não se incline sobre o recipiente para observar. Se por alguma razão tiver tido contacto directo com a solucao na pele, lave com vinagre, e então, com abundância de água 
No Lavatorio você pode deixar correr água fria para a solução resfriar.
 Como saber se a solução esta pronta? Tem de ser transparente.
Se a solução permaneceu com partículas não dissolvidas (isso acontece com soda cáustica), coe a num passador fino. Não use filtros de alumínio  - soda cáustica reage com a alumínio!
Nenhum instrumento de alumínio, incluindo - papel de alumínio, assadeiras, etc, pode ser utilizado na preparação de sabonete.
  Depois da soda cáustica estar misturada pode por o recipiente com a solução em água fria para diminuir a temperatura (como exemplificado na foto) e agora
  
4. Meça o óleo (mas se na receita tiver manteigas e óleos, primeiro tem de derreter as manteigas em banho maria e só depois juntar os óleos) e mexa.

5.  Medir a temperatura do óleo e solução de alcalina, temperatura ideal entre 30 ºC e 

60 ºC graus, mas a diferença entre ambas não poderá ser mais de 5 graus. Quando a temperatura dos óleos e de solução atingem os valores desejados,

6. a solução é derramada no óleo, e, deve se mexer constantemente. A maneira mais conveniente de fazê-lo, e utilizando liquidificador desligado ou com uma colher. Não se esqueca de por o copo onde tinha a solução, novamente, no lavatorio.
 Depois de misturar a solução com o óleo, a massa do Sabonete, começa a ficar turva.
7. Continue a mexer com liquidificador desligado ou uma colher.

Quando a massa do sabonete fica homogenea ligue o liquidificador. É necessário fazer uma pausa, enquanto mexe, para não superaquecer o liquidificador e não perca o momento em que a massa estará pronta. O processo pode demorar de 5 a 15 minutos (ou mais), dependendo do tamanho e composição do sabonete.

Aos poucos, a massa começa a engrossar.


8. Continuamos a mexer...

9. Quando a massa de sabonete começar a ficar com uma cor mais "branquinha" e com um "traço" significa que o sabonete já está quase pronto e podemos colocar os aromas, corantes e/ou ingredientes secos (pó das plantas, argilas, puré das frutas, etc), depois precisamos de misturar bem.

10. Já podemos por a massa do sabonete dentro da/s forma/s, coberta/s com pelicula, e colocar o sabonete num local quente ou cobrir com uma toalha velha. O Sabonete tem de passar o estado GEL e

 O Sabonete tem de passar o estado "GEL" e

11. quando ficar totalmente arrefecido, temos de o retirar da forma, e, portanto já o podemos cortar.

Se tem algumas perguntas.. diga-me!;)




15 comentários:

  1. Parabéns pelo blog tem artigos muito interessantes!
    podes-me dizer onde posso encontrar oleos essenciais para venda? E quais as quantidades a utilizar.

    Cumprimentos,
    r4faelsimoes@gmail.com
    Rafael Simões

    ResponderEliminar
  2. Adorei o seu blog!
    Fiquei com imensa vontade de experimentar fazer um sabão :D
    Onde posso comprar por exemplo a manteiga de karité, e outros oleos e manteigas do Brasil e Africa?

    Cumpimentos e sucesso para o futuro do blog!
    Tiago

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio e interesse no blog.

      Quer comprar os óleos, aqui, em Portugal?

      Eliminar
    2. Olá, não é necessário ser em Portugal, o ideal seria o sitio mais barato mesmo que vendesse em "sacos" de 1kg ou mais. Estou farto de procurar online e ainda não encontrei aquelas "manteigas" vegetais como karité, coco, abacate... será que me pode indicar 2 ou 3 fornecedores.

      Abraço e continuação de sucesso!
      Tiago

      Eliminar
    3. Olá Tiago,
      Em Portugal é realmente muito difícil. No entanto existem algumas boas lojas online, das quais destaco as seguintes:

      http://www.thesoapkitchen.co.uk/ e,
      http://www.jabonariumshop.com/

      Espero ter ajudado.

      Marina

      Eliminar
  3. Ola Marina. Pode me indicar onde se pode legalisar em Portugal para a fabricacao de sabonete artesanal. Sou fabricante em Inglaterra e tenho interesse de voltar para Portugal mas nao descubro nada online com informacao sobre o mesmo. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola!... pode ver aqui... http://www.infarmed.pt/portal/page/portal/INFARMED/LEGISLACAO/LEGISLACAO_FARMACEUTICA_COMPILADA/TITULO_V/TITULO_V_CAPITULO_I
      http://www.ppart.gov.pt/ ....
      mas não sei, se vale a pena))) Aqui é muito complicado..

      Eliminar
  4. Olá Marina, muito legal suas dicas, e estou muito interessado nessa tecnica a frio. Quando vai postar novamente a continuação ?

    Grato.
    Leo

    ResponderEliminar
  5. Olá Marina.Chamo-me Rita e gostaria de saber se é possível entrar em contacto consigo, pessoalmente.
    Queria esclarecer determinadas situações.
    Sou também de lisboa. O meu email é:rfabel@gmail.com
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Rita,

      sim, o meu e-mail info@izicraft.com

      Cumprimentos

      Marina Wilson

      Eliminar
  6. Ola Mariana,
    Que bom que encontrei um blog sobre sabao em portugues! Eu estou-me agora a preparar para fazer o meu proprio sabao pela primeira vez e tenho uma duvida que espero me possa esclarecer.
    Depois de muita pesquisa verifiquei que algumas pessoas usam alcool depois de porem o sabao na forma. A questao e' que o alcool usado e o de 91%, estando eu a viver em Inglaterra o unico alcool que tenho acesso e' nas lojas portuguesas e e' o de 96%, em Inglaterra nao se vende alcool etilico... Enfim, a minha pergunta e' se posso usar o alcool de 96% ou se e' melhor nao usar alcool de todo e nesse caso quais sao as consequencias?
    Obrigada,
    Denise

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Denise,

      Olha, eu não faço sabonetes de Glicerina... mas como eu sei a técnica, sim, claro que pode usar alcool de 96% ou de 72%...

      Espero ter ajudado

      Marina Wilson

      Eliminar
  7. Ola !
    Aqui no brasil , é dificil encontra receitas como essa acima... A maioria leva lauril e outro produtos q eu ñ gostaria de usar...queria algo mais natural, e gostei da sua receita e da maneira detalhada como vc explica como fazer.
    gostaria de saber se vc pode fornecer mais receitas... adorei seu blog e gostaria de me aprofundar mais no assunto...
    Vc sta de parabéns...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola!

      Sim, vou publicar mais receitas!! Brevemente!!

      Bjns

      Marina Wilson

      Eliminar
  8. Olá Marina,
    Tenho uma dúvida,e talvez você possa me ajudar.
    Se o óleo de côco por exemplo,endurece e promove espuma no sabão,pra que exatamente serve a soda?
    Há alguma maneira de fazer sabonete sem a soda?
    Obrigado pela atenção
    Parabéns!

    ResponderEliminar