quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Sabonete "Irish cream & menta"

Este sabonete feito com Baileys, argila verde i extrato de alecrim. E é dos meus sabonetes favoritos. É um esfoliante suavizador, e tem um cheiro absolutamente delicioso, com a mistura de "Irish Cream" e Menta...Depois do uso do Sabonete a pele fica com o seu delicado aroma.


Ingredientes:

sábado, 17 de setembro de 2011

Sabonete "Triplo A"

"Triplo A" é porque  sabonete tem tripla acção : limpa, hidrata e tonifica.

 

Este sabonete é feito com sumo de pepino que ajuda a iluminar os tons (de pele), a refresca a pele, a suavizar as pequenas rugas e a abstecer a pele com vitaminas B, que por sua vez estimulam a produção de colagénio. Argila verde esta no sabonete para esfoliar.
Ingredientes:
Azeite,  óleo de colza,  óleo de sésamo, óleo de dende, manteiga de palma, óleo de coco, óleo de farelo de arroz, cera de abelha, ácido cítrico, sumo de pepino natural, argila verde, óleos essenciais de alfazema, de  Árvore-de-Chá, de eucalipto e de bergamota.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Como fazer sabonete do zero / processo a frio/....

Para fazer sabonete "do zero", vai precisar de algum "equipamento" e ingredientes, sem os quais este processo é impossível. O espaço onde você vai cozinhar o sabão deve ser bem ventilado, todas as superfícies, utensílios, instrumentos, colheres de medição devem estar limpos. Os utensílios que são usados para fazer sabão, não devem ser usados para cozinhar. A Soda Caustica deve ser armazenada num pote hermeticamente fechado num saco plástico, numa prateleira separada, longe de crianças e animais domésticos.
Se você não tem a protecção e as adaptações necessárias, por favor, leia com atenção a segurança master-class, compre tudo o que precise, e só então prossiga. Fazer Sabão envolve o trabalho com uma substância cáustica - alcalina, a saúde e segurança dos seus entes queridos depende da sua abordagem do processo de forma responsável.
Preparação do processo de sabão a frio geralmente demora entre uma hora e hora e meia. Vamos começar.

Equipamento:

1. Oleado na mesa e no chão ao redor de uma mesa sobre a qual detém todos (se o piso de linóleo, você não pode colocar no chão oleado). eu normalmente não uso nada no chão

2. Balança eletronica com uma precisão entre um grama, 0,1 grama e 0,01 grama de peso, para pesagem dos ingredientes. Se cozinhar menos de 0,5 kg de sabão, as medidas dos Ingredientes tem de ser exactas e sem desvios.

3. Copo grande de vidro/plastico resistente ao calor, com paredes espessas. Um recipiente para pesar soda caustica (copo laboratório de plástico, se não, então você pode usar descartáveis recipientes plásticos que são descartados após o uso), colher de porcelana ou de aço inoxidável utilizada para transportar a soda caustica para o recipiente e para mexer a solução. 

4. Panela com tampa (pode ser de vidro, aço inoxidável ou ceramica). 

5. Termometro, eletronico ou nao, recomendado para temperaturas elevadas

6.  Liquidificador (para fazer apenas sabão, nao pode usar para cozinhar). 

7. Agora! Luvas de látex, máscara, chapéu na cabeça (uma bandana ou lenço) e óculos de protecção. Também é desejável que coloque um roupão ou roupa que, pode ser facilmente e rapidamente removida em caso de emergência (se você de repente entornou soda cáustica). 

8. Vinagre ou solução de ácido cítrico, caso a soda caustica atinja a pele (um must!) 

9. Colher para mexer a massa de sabão (nao pode usar para cozinhar)

10. Toalhas de papel. 



11. Moldes para sabonetes de silicone ou madeira, frascos de coalhada ou iogurte, formas crianças para brincar na areia, pacotes de sumo, etc 

12. Pelicula
Agora sobre os ingredientes...

INGREDIENTES: